Avançar para o conteúdo principal

O mundo é um palco

Impressões do teatro

Mais importante na tragédia para mim é o sexto acto:

o reviver dos mortos nas cenas de combate,
o corrigir das perucas e dos trajes,
o arrancar da faca do coração,
o retirar da corda do pescoço,
o enfileirar ao lados dos vivos
de cara voltada para o público.

As reverências um a um e em conjunto:
a mão branca na ferida do coração,
a respiração da suicida,
a cabeça cortada que se inclina.

As reverências aos pares:
a ira dá a mão à suavidade,
olha afável a vítima nos olhos o verdugo,
tropeça sem rancor o rebelde ao lado do tirano.

O pisar da eternidade pela biqueira dourada da botina.
O dispersar das morais pela aba do chapéu.
A incorrigível prontidão de tudo reatar no dia seguinte.

A entrada em procissão dos mortos muito antes,
no terceiro acto,no quarto ou nos entreactos.
O mágico regresso dos desaparecidos sem notícia.

Pensar que esperaram nos bastidores, sem impaciência,
sem tirarem as vestes,
lavar as maquilhagens,
emociona-me mais do que as tiradas trágicas.

Mas realmente delirante é o cair do pano
e o que na estreita frincha é dado ver ainda:
é uma mão que apressada a flor apanha,
outra que vai pela espada abandonada.
É só então que vem uma invisível terceira
cumprir a obrigação:
dar-me o nó na garganta.


Wislawa Szymborska


Shakespeare disse que todo o mundo é um palco, mas eu acho que Wislawa o diz melhor - a vida é como uma peça de teatro.
Realidade ilusória, verdadeira apenas quando representada. As impressões do teatro para mim são as mesmas da vida.

É um bom poema para um final de ano, quando tudo se refaz n' A incorrigível prontidão de tudo reatar no dia seguinte.
Talvez ajude a pensar no quão tudo é transitório, e em como isso torna tudo relativo.
É uma das lições que tenho praticado; como uma criança a fazer cópias na escola.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eu não durmo

(fonte aqui) Eu não durmo, respiro apenas como a raiz sombria  dos astros: raia a laceração sangrenta,   estancada entre o sexo   e a garganta. Eu nunca   durmo,   com a ferida do meu próprio sono.   Às vezes movo as mãos para suster a luz que salta   da boca. Ou a veia negra que irrompe dessa estrela   selvagem implantada   no meio da carne, como no fundo da noite   o buraco forte   do sangue. A veia que me corta de ponta a ponta,   que arrasta todo o escuro do mundo   para a cabeça. Às vezes mexo os dedos como se as unhas   se alumiassem. (...) Nunca sei onde é a noite: uma sala como uma pálpebra negra separa a barragem da luz que suporta a terra. (...) Herberto Helder , Walpurgisnacht

Poema à noite #17

Esparsa Não vejo o rosto a ninguém,  cuidais que sou, e não sou.  Sombras que não vão nem vêm,  parece que avante vão.  Entre o doente e o são  mente cada passo a espia;  no meio do claro dia  andais entre lobo e cão.  Sá de Miranda , in  Antologia Poética  

Quem tem medo do Lobo Antunes?

E a chuva não caía, não havia «gotas que acrescentavam vidro ao vidro deformando as roseiras à medida que desciam». Mas os troncos caminhavam para trás na viagem de regresso a Lisboa, enquanto Lobo Antunes invocava fantasmas fechados numa gaveta feita de páginas. Na verdade, não sei se ele os invoca ou se são eles que o escolhem para lhes dar voz, mas deve haver qualquer tipo de transferência entre escritor e personagens, para que lhes consiga chegar tão fundo. Ler António Lobo Antunes não é para meninos; não é para quem gosta de ler histórias, mas para quem quer ler pessoas ( Os romances maus contam histórias, os romances bons mostram-nos a nós mesmos ). É para quem não tem medo de enfrentar o interior de personagens que espelham pedaços de nós (não nas acções; nas fraquezas, nos pensamentos que não gostamos de admitir nem a nós mesmos). É para quem não tem medo de não saber o que dizer dos seus livros, mas tem a coragem de mergulhar neles. Porque afinal, é impossível f