Avançar para o conteúdo principal

Do mental

Não sou essencialmente cerebral, nem sequer uma pessoa muito racional.
Sigo muito mais um fio intuitivo, espontâneo, emocional, do que aquele que o meu pensamento, por vezes demasiado insistente, me fornece. Mas a minha parte mental tem um peso capital em mim. Tenho consciência que tudo deriva dela, tudo nela nasce. Aquilo que apreendo é alimento necessário, ponto de partida para tudo o resto.
Se a minha mente não for estimulada, nada mais se acende em mim. A não ser talvez uma fraca luz de emergência.
O meu pensamento é o passado da minha emoção futura. Se isto fizer sentido para alguém.
É uma mistura quase completamente indestrinçável.

Talvez então seja por isso que tenha gostado tanto do ensaio de Paul Valéry no final do seu O Cemitério Marinho, quanto do poema em sim.
Acho que me revi um bocadinho, diferenças (e dimensões) à parte.

Fascina-me a ideia da obra nunca acabada, pelo trabalho em si, e por ser reflexo provavelmente mais verdadeiro do autor. Ser ela própria indestrinçável deste.
Não será essa a verdadeira obra?

(...) elaborar longamente os poemas, mantê-los entre o ser e o não-ser, durante anos suspensos perante o desejo; cultivar a dúvida, o escrúpulo e os arrependimentos -, de tal forma que uma obra a todo o tempo retomada e refundida a pouco e pouco assuma a secreta importância de uma tarefa de reforma de nós próprios.
(...) Chega-se pelo trabalho ao trabalho. Aos olhos destes amadores de inquietação e perfeição, uma obra nunca estará acabada -, palavra sem nenhum sentido para eles -, apenas abandonada; e este abandono, que a entrega às chamas ou ao público (e quer ele seja efeito do cansaço ou da obrigação de entregar), a seus olhos será uma espécie de acidente comparável à ruptura de uma reflexão que a fadiga, o aborrecimento ou qualquer outra sensação, vem fazer inútil.

Difícil, por entre um ensaio tão estimulante para mim, escolher trechos, mas a minha fome sempre presente de aprender (e que tantas vezes sofre perante as minhas limitações), sorriu ao entender na perfeição estas palavras:

Por isso a Literatura só profundamente me interessa por exercitar o espírito a certas transformações (...)

E se no seu caso essas transformações estão relacionadas directamente à linguagem e a mim a um conteúdo cada vez mais estimulante, a pergunta serve na mesma a ambos, parece-me:

(...) Se o autor se conhece um pouco de mais, se o leitor se faz activo, em que se transforma o prazer, em que se transforma a Literatura?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eu não durmo

(fonte aqui) Eu não durmo, respiro apenas como a raiz sombria  dos astros: raia a laceração sangrenta,   estancada entre o sexo   e a garganta. Eu nunca   durmo,   com a ferida do meu próprio sono.   Às vezes movo as mãos para suster a luz que salta   da boca. Ou a veia negra que irrompe dessa estrela   selvagem implantada   no meio da carne, como no fundo da noite   o buraco forte   do sangue. A veia que me corta de ponta a ponta,   que arrasta todo o escuro do mundo   para a cabeça. Às vezes mexo os dedos como se as unhas   se alumiassem. (...) Nunca sei onde é a noite: uma sala como uma pálpebra negra separa a barragem da luz que suporta a terra. (...) Herberto Helder , Walpurgisnacht

Poema à noite #17

Esparsa Não vejo o rosto a ninguém,  cuidais que sou, e não sou.  Sombras que não vão nem vêm,  parece que avante vão.  Entre o doente e o são  mente cada passo a espia;  no meio do claro dia  andais entre lobo e cão.  Sá de Miranda , in  Antologia Poética  

Quem tem medo do Lobo Antunes?

E a chuva não caía, não havia «gotas que acrescentavam vidro ao vidro deformando as roseiras à medida que desciam». Mas os troncos caminhavam para trás na viagem de regresso a Lisboa, enquanto Lobo Antunes invocava fantasmas fechados numa gaveta feita de páginas. Na verdade, não sei se ele os invoca ou se são eles que o escolhem para lhes dar voz, mas deve haver qualquer tipo de transferência entre escritor e personagens, para que lhes consiga chegar tão fundo. Ler António Lobo Antunes não é para meninos; não é para quem gosta de ler histórias, mas para quem quer ler pessoas ( Os romances maus contam histórias, os romances bons mostram-nos a nós mesmos ). É para quem não tem medo de enfrentar o interior de personagens que espelham pedaços de nós (não nas acções; nas fraquezas, nos pensamentos que não gostamos de admitir nem a nós mesmos). É para quem não tem medo de não saber o que dizer dos seus livros, mas tem a coragem de mergulhar neles. Porque afinal, é impossível f